quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Sebastião Furtado

Lembro-me das primeiras vezes que vi o Sebas surfar, foi há muito tempo, eu tb tava a começar... Quem olhava para aquele miudo franzino não compreendia o que lhe ia ali dentro. De um puto excitado (que berrava com medo q o atropelassem) passei a conhece-lo como um rapaz cheio de talento e mais importante que isso, com humildade suficiente que tem que trabalhar o dobro dos outros para ser nada menos que o melhor. Acabando de assinar pela Reef hoje o Sebas é para mim a maior promessa nortenha, um amigo e um surfista em quem não me canso de ver surfar... Saibam o que lhe vai na alma:



PV – Olá Sebas, obrigado por concederes esta entrevista
Sebas – De nada é um prazer !
PV – Quando e como começaste a surfar?
SF – tive a minha primeira experiência aos 8 anos mas andava na vela, e depois recomecei aos 12 e nunca mais parei.
PV – Quais as tuas expectativas em relação ao surf?
SF – O meu sonho é ser surfista profissional ! Vou dar tudo para o conseguir realizar !
PV - Contas com que apoios ou patrocínios agora?
SF – Reef, SurfLocal, Electric e SPO (acabadinho de assinar)
PV – Que ondas gostas mais de surfar aqui no norte?
SF – Leça da Palmeira e Cagas.
PV – És um surfista jovem e já és da geração das “escolinhas”. Qual a importância para ti ter andado numa escola e neste momento teres treinador?
SF – Acho que é muito importante para quem quer levar o surf como profissão ter um BOM treinador. Felizmente, desde o início, que estou com o Marcelo Martins. É uma óptima pessoa e é como se fosse o meu irmão mais velho que eu nunca tive !
PV – Sentes diferença, dentro da tua geração, de nível entre Norte e Sul?Qual a maior diferença na tua opinião?
SF – Acho que no Sul os putos levam o surf muito mais a sério. Ou seja, o surf lá já é visto como uma profissão! Isso pode ser devido ao facto dos melhores surfistas de Portugal estarem neste momento a viver lá !
PV – Os mais velhos costumam insistir com os mais novos para surfarem mar com tamanho. Tens sido presença em mar acima da (nossa) média... Achas que evoluis mais assim?
SF –Acho que sim. O mar grande é muito importante no surf porque acho que é aí que se destacam os grandes surfistas.
PV – Com quem é que te picas mais e gostas mais de ver surfar aqui no norte? Da tua idade e mais velhos claro...
SF – Eu acho que o Porto tem bons surfistas tal como o Henrique, o Patrick, Rui Sousa, Túlio e muitos outros. Da minha idade, gosto muito de surfar com a Mariana, Miguel, Valenti, Paulinho B Tiki, Xico Mourão, Pipo, Nuno. Em relação ao ‘picanço’, adoro me picar com o Xico Mourão !
PV – E quem é que te inspira mesmo?
SF – O CAMPEAO DO MUNDO, MICK FANNING ! Sem dúvida, o meu ídolo!
PV – Gostas de viver cá? Achas que a cena do surf no Porto hoje em dia tem capacidades para desenvolver bons surfistas?
SF – Acho que temos ALTAS ondas a única cena que falta é mesmo o apoio da parte dos patrocínios e mais treinadores que se dediquem e puxem pelos atletas como o Marcelo Martins faz connosco.
PV – Sim senhor... umas palavras aí para a malta (isto é mesmo alfacinha eu sei)...
SF – Sigam os vossos sonhos e nunca desistam !

Sem comentários: