terça-feira, 1 de abril de 2008

Mariana Macedo

Se nos ultimos anos se tem assitido a um calvário de resultados e de surfistas com bagagem para se profissionalizarem na zona norte, o que dizer então do surf feminino?? Se por todo o país se assistiu, e assiste, a uma revolução no surf feminino - desde jovens com alto talento ao apoio que a industria do surf deposita nelas (e muito bem) - esse impacto não se verificou com tamanho estrondo pelos nossos lados. É certo que já se vêem umas aventureiras, e que até há um grupo com alto espirito e vontade de meninas que por puro divertimento elevam o ambiente na àgua! Mas quando falamos de competição e outras ambições, para já, está tudo resumido a um nome... ou melhor dois: Mariana Macedo! O seu nível de surf evoluiu estrondosamente nestes ultimos anos e seu lado competitivo já lhe permitiu alguns muito bons resultados e fortes apoios... Consegui-a apanhar na partida para a Australia, onde prucura dar mais um passo em busca do seu sonho... Aqui ficam as palavras da Mariana, a herdeira legitima de Marta Rafael...





PV- Olá Mariana, sei que tás de malas feitas e a tua cabeça está no outro lado do mundo, por isso muito obrigado por ainda teres tempo pa "estas coisas"...
Mariana- Obrigada eu Valenti.
PV - Sei que isto vai parecer machismo mas não é, de todo! Mas porquê o desporto e particularmente o surf e não as saídas à noite, as dietas e os cabeleireiros? Qual é a tua história?
MM- Desde pequenina que sempre gostei de fazer desporto de competição.
PV - Competição ou free surf?
MM - Competição
PV - Quais são os teus patrocínios neste momento?
MM – Deeply, Milaneza, Spo, Place (Ginásio), Island Style, Dragon
PV - Cresceste numa zona onde o surf feminino sempre foi muito reduzido. "Picas-te" mais com as raparigas ou rapazes?
MM – Rapazes, pois há muito poucas raparigas.
PV - Sabendo que a nível nacional o surf feminino está em revolução, como avalias esse impacto no norte?
MM – Para já acho que não tem tido grande impacto cá no norte. Mas já se começam a ver mais raparigas a esforçar-se por evoluir. Com o tempo, acho que vão começar a aparecer mais raparigas com pica.
PV -Tiveste alguns muito bons resultados este ano, a nível local e nacional... onde vai parar essa Mariana Macedo?
MM – Depende muito dos resultados que continuar a ter. Quero ir até onde conseguir, o mais longe possível. Este ano vou correr o circuito do pró júnior europeu assim como o pró júnior e open nacional, vamos ver como é que vai correr…
PV - Como jovem e com talento, como olhas para os/as surfistas do norte? Quem gostas de ver mais surfar?
MM – Gosto imenso de ver o sebas a surfar, o meu treinador, o meu irmão. Também gosto de ver o Fredy e o Patrick.
PV - Fazes sempre questão de mencionares nas tuas entrevistas o teu irmão, Miguel e o teu treinador o Marcelo Martins. Consegues explicar melhor a importância que eles têm para o teu surf?
MM – O meu treinador porque sem ele nunca tinha conseguido surfar como surfo agora. O meu irmão porque é também a pessoa que mais me leva a surfar, me vai filmar, me obriga a ir quando não tenho muita vontade.
PV - Voltando à tua viagem... Já foste a alguns sítios incluindo umas viagens às Maldivas. Qual é para ti a melhor vantagem de surfar ondas de qualidade?
MM- Surfar ondas com qualidade, para além de poder treinar manobras e tentar … dá a maior pica para surfar.
PV - Agora segue-se a Australia: alguns dos melhores shapers, fotografos, treinadores, surfistas e ondas encontram-se lá nesta altura... qual o sentimento?
MM – muito sono, pouca vontade de fazer malas e muita de já lá estar.
PV - Um sonho sem dúvida! Mariana há alguma fórmula para o sucesso?
MM – Apliquem – “ Chamem-me o que quiserem, mas eu acredito neste sonho e nunca desisto”
PV - Boa viagem Mariana

Sem comentários: